Falando em saúde

02 jan Anemia

A anemia acontece quando o conteúdo de hemoglobina, elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo, está abaixo do normal. Esta deficiência dá-sepor falta de um ou mais nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, tais como o ferro, vitamina B12 e ácido fólico. Outro fator para desencadear a anemia é a insuficiência na produção das hemácias.

Segundo a hematologista Joana Koury, aprincipal causa de anemia em crianças e mulheres é a falta de ferro. “Isso ocorre porque as crianças têm maior necessidade devido à fase de crescimento, além de falha na alimentação por dieta pobre em alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, feijão, fígado, ovo e folhas verdes. Já as mulheres, devido ao sangramento menstrual, às vezes intenso, como também no parto e amamentação, perdem mais ferro do que os homens”, explicou. Nos homens, a falta de ferro é menos comum e geralmente está associada a algum sangramento oculto, seja no aparelho digestivo ou urinário.

Alguns dos sintomas da anemia são:cansaço, sonolência, irritabilidade, dificuldade de concentração, tonturas, falta de ar ao fazer esforços (como subir uma escada, por exemplo), sensação de palpitação, vontade de comer gelo ou terra, queda de cabelo, palidez e feridinhas no cantinho da boca (queilite angular).

O diagnóstico é feito através de um hemograma, o exame de sangue. Nele, é observado o nível de hemoglobina (Hg). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Hg deve estar maior ou igual a 12 g/dL nas mulheres, 13 g/dL nos homens e 11g/dL nas crianças e gestantes.

DICAS:

Para prevenir a anemia, devemos ter uma alimentação saudável, ingerindo diariamente alimentos ricos em ferro, principalmente os de origem animal. Alguns deles são:

- Carne Vermelha, fígado, aves e peixes
- Ovos
- Milho
- Inhame
- Macaxeira
- Feijão
- Brócolis, couve e vegetais no geral