Falando em saúde

10 nov Sinusite

Muitas pessoas sofrem com os incômodos causados pela sinusite, inflamação do revestimento mucoso dos seios paranasais, que são cavidades existentes na intimidade de alguns ossos da face, é geralmente associada a um processo infeccioso por vírus, bactérias ou fungos, também pode estar associada à alergia ou inalação de poluentes.

A sinusite pode se apresentar com um ou mais dos sintomas clássicos, como a obstrução nasal, sensação de peso ou dor na face, dor de cabeça, tosse e rinorreia (saída de secreção nasal). A febre é mais comum nos quadros infecciosos.

Segundo o otorrinolaringologista Silvio Caldas, não há dificuldade em identificar o problema. “Normalmente, como a sinusite se apresenta de forma bastante típica, o diagnóstico é feito apenas pela história clínica. Mas, em alguns casos em que os sintomas não são claros, podem ser necessários exames radiológicos ou endoscópicos”, explicou.

Ainda segundo o médico, o procedimento para a cura depende da causa da sinusite e da evolução da doença. O tratamento varia desde os cuidados ambientais, lavagens nasais com soro fisiológico e medicação sintomática, passando pelos corticóides e antibióticos, ao tratamento cirúrgico nos casos mais rebeldes.