Notícia

14 nov Ações em áreas de lazer orientam sobre Diabetes

Ações em áreas de lazer orientam sobre Diabetes
Clique na imagem para amplia-la

Foram oferecidos serviços de saúde, orientações médicas e nutricionais

Quatorze de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Com o mote “Pra quem tem Diabetes, tempo é vida”, o Real Hospital Português promoveu, este ano, ações em áreas de lazer do Recife, buscando incentivar o acompanhamento médico regular e a realização do teste de glicemia para detecção precoce da doença. As atividades foram realizadas do domingo (10) até a quinta-feira (14), nos parques Dona Lindu, Santana e Jaqueira, além do Sítio Trindade e Avenida Beira Rio.

 

Aferição de pressão arterial, teste de glicemia (HGT), avaliação odontológica e orientações com clínicos, endocrinologistas, cardiologistas, nefrologistas, neurologistas, cirurgiões vasculares, oftalmologistas e nutricionistas foram os serviços oferecidos. Nos cinco dias de atividades, foram atendidas mais de 870 pessoas.

 

Para os colaboradores, o RHP realizou ação com as equipes da Medicina do Trabalho e Nutrição, com aplicação de questionário de fatores de risco, aferição de pressão arterial, IMC e teste de glicemia (HGT), além de palestra com orientações alimentares e sobre como conviver com a doença.

 

O Diabetes é uma doença de origem metabólica, ocasionada por múltiplos fatores. Na maioria dos casos, surge de maneira silenciosa, sem a presença de sintomas.

 

Outras informações sobre a doença:

- A cada 5 segundos, uma pessoa desenvolve Diabetes.

- A cada 6 segundos, uma pessoa morre devido ao Diabetes.

- A cada 20 segundos, uma pessoa tem o pé amputado devido ao Diabetes.

- O controle do Diabetes reduz os riscos de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

- O Diabetes é a principal causa da Doença Renal Crônica.

- A Retinopatia Diabética é uma das principais causas de cegueira irreversível no Brasil.

*Informações da equipe médica do RHP