Notícia

19 fev Programa de Cirurgia Robótica completa um ano

Programa de Cirurgia Robótica completa um ano
Clique na imagem para amplia-la

Inovação em procedimentos e a marca de 158 cirurgias realizadas marcam o período

No dia 17 de fevereiro, o Programa de Cirurgia Robótica completou um ano. Uma solenidade, na Biblioteca, marcou a data e comemorou as conquistas desse período. O Provedor Alberto Ferreira da Costa destacou a caminhada de sucesso do Real Hospital Português. “Temos uma máquina de última geração, técnicos de primeira grandeza, a ciência à disposição dos nossos pacientes e, sobretudo, a dedicação desses profissionais visando o crescimento dessa casa, que é a melhor do Norte e Nordeste”, declarou.

Com 158 procedimentos, o RHP alcançou o maior volume em um primeiro ano de um programa de cirurgia robótica em Pernambuco. “A meta era ousada, mas com muito trabalho conseguimos superar todas as expectativas. Começamos com um desafio desde a aquisição do robô, a melhor máquina que poderia ser oferecida. Hoje, somos referência para São Luís, no Maranhão, que adquiriu um Da Vinci Xi e tem o Real Hospital Português como modelo”, disse o urologista Clovis Fraga, gerente Programa de Cirurgia Robótica.

Para 2020, as metas são capacitar novos cirurgiões e ampliar as especialidades. Atualmente, as cirurgias robóticas são nas áreas de urologia, urologia pediátrica, ginecologia, cirurgia geral, oncológica, bariátrica e torácica.