A Escola Técnica do Real Hospital Português obteve em 2024 o Selo da Qualidade COFEN, esse Selo certifica a qualidade dos processos acadêmicos e administrativos da nossa instituição de ensino.
O Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Urgência e Emergência/APH tem como objetivo especializar o profissional Técnico em Enfermagem para atuar nas abordagens multidisciplinares e no sistema público de emergência com habilidades específicas para lidar com situações de perigo. Estará apto a realizar atividades voltadas para a prevenção, atendimento, tratamento e reabilitação de indivíduos afetados por situações de urgência e emergência. Colaborar com o enfermeiro na estruturação de serviços de atendimento pré-hospitalar e hospitalar, priorizando a eficácia e com foco na integração entre ensino, trabalho e comunidade.
Ao concluir o Curso de Especialização Técnica em Urgência e Emergência/APH, o profissional estará apto às seguintes competências:
Compreender o processo de trabalho nos diferentes níveis de atenção à saúde (hospitalar e pré-hospitalar) que lidam com situações de urgência e emergência.
Agir como agente de transformação no processo de trabalho, compreendendo e contribuindo para as mudanças que aprimoram suas práticas.
Tornar-se uma referência na área de Urgência e Emergência (UE), facilitando a articulação entre as redes de atenção à saúde.
Identificar as demandas específicas da população atendida.
Reconhecer as particularidades do seu campo de atuação e intervir de forma coordenada na linha de cuidado às Urgências e Emergências.
Atuar em conformidade com os princípios da qualidade e segurança do paciente.
As aulas teóricas serão realizadas em salas de aula e as aulas práticas em laboratórios na Escola de Saúde. As visitas técnicas e o Estágio Supervisionado são realizadas no Real Hospital Português, em dias e horários conforme a disponibilidade do setor do Hospital, devendo atender às condições operacionais hospitalares e podendo ser realizadas em horário diferente das aulas teóricas.
Matriz Curricular
Obs.: a matriz curricular poderá sofrer ajuste, preservando 360 horas de curso.
Curso com autorização pela Portaria SEE No 2282 de 30/04/2025. Faça um curso AUTORIZADO!
COORDENAÇÃO DO CURSO
A coordenação da Especialização Técnica em Enfermagem em Urgência e Emergência/APH da Escola de Saúde do RHP está a cargo do Professor Fernando Ramos Gonçalves que possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Especialização em nível de Residência Multiprofissional Em Medicina Preventiva e Social pelo Núcleo de Estudos Em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz (1999), especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2004) e Mestrado em Saúde Pública pelo Núcleo de Estudos Em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz (2001). O Professor Fernando Ramos Gonçalves é também servidor público efetivo da Hospital da Restauração da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco-SES/PE onde exerce a atividade de enfermeiro intensivista, com área de atuação em Urgência e Emergências, Unidade de Terapia Intensiva e ensino da Enfermagem.
REQUISITOS E FORMA DE ACESSO
Para ter acesso ao Curso, o candidato deve:
a) Ter concluído o Curso Técnico em Enfermagem (apenas alunos desse curso);
b) Aceitamos alunos transferidos de outras Especializações Técnicas para aproveitamento de disciplinas, desde que o curso seja autorizado pela Secretaria de Educação do Estado e o aluno atenda ao requisito acima.
Observação. O Curso de Especialização Técnica em Urgência e Emergência/APH trata-se de uma Especialização Técnica de Nível Médio, somente Técnicos em Enfermagem podem participar.
É desejável, porém não obrigatório, que o aluno esteja com a inscrição no Conselho Regional de Enfermagem – COREN-PE ativa no ato da matrícula, podendo ser obrigatório no momento da realização do Estágio Supervisionado.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA COM APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS:
Cópia de documento de identidade e CPF;
Cópia do Comprovante de residência;
Cópia do certificado de conclusão do curso ou diploma de Técnico em Enfermagem.
01 foto ¾.
Para iniciar o Estágio Supervisionado poderá ser exigida a cópia da carteira do COREN – Conselho Regional de Enfermagem.
Declaração de vínculo com o RHP emitido pelo RH (somente para funcionários que desejem utilizar o desconto de 20% ou 15%).
Descubra o que é o câncer, sintomas e a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. Saiba mais sobre os tratamentos!
+ Leia Mais