História

Em meados do século XIX, a cólera se espalhava por todo o Brasil e matava mais de 100 pessoas por dia. O médico José D’Almeida Soares Lima Bastos, então presidente do Gabinete Português de Leitura, reuniu membros da colônia portuguesa e fundou o primeiro Hospital Beneficente de Pernambuco, que inicialmente funcionou como centro de resistência para tratar as vítimas da epidemia. Em 1855, entrava em funcionamento o Hospital Português de Beneficência Provisório. O dia 16 de setembro foi escolhido para a solenidade de instalação do Hospital, data de grande gala para Portugal, na qual se festejava a subida ao trono de D. Pedro V, filho da brasileira D. Maria II.

O Hospital Português de Beneficência Provisório, instalado no bairro da Boa Vista, teve inauguração efetiva no dia 18 de novembro de 1855. A Instituição atendeu a 62 enfermos, acometidos pela cólera, nos primeiros meses de 1856, tendo a direção da Casa recebido agradecimento do Presidente da Província de Pernambuco, José Bento da Cunha, pelos serviços prestados à população indigente da capital, sem distinção de cor ou nacionalidade.

Por alvará datado de 02 de julho de 1856, visando externar o apoio da nação lusitana à Instituição, o Rei de Portugal coloca sob sua Real Proteção o Hospital recifense, honraria confirmada em 1862. Posteriormente, Alvará de 07 de novembro de 1907, concedido por D. Carlos I, confere o título de REAL, ao Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, hoje maior complexo hospitalar do Norte-Nordeste. 

Valores institucionais

MISSÃO

Ser uma instituição de saúde, ensino e pesquisa com forte compromisso social, que proporciona o cuidado integrado, de excelência humana, técnica e científica.

VISÃO 

Ser referência no cuidado seguro e efetivo, proporcionando a melhor experiência do paciente.

VALORES

  • Inovação
  • Ética
  • Paixão por cuidar
  • Sustentabilidade (Responsabilidade Social e Financeira)
  • Qualidade e Segurança

POLÍTICA DE QUALIDADE

Visando à satisfação do nosso cliente, o nosso compromisso é:

  • Recuperar e preservar a saúde.
  • Humanizar o atendimento.
  • Promover o crescimento profissional dos colaboradores e a melhoria contínua dos processos.