Real Hospital Português amplia o parque de cirurgia robótica

O ROSA® Knee System é o primeiro robô ortopédico do Nordeste, indicado para cirurgias de substituição total do joelho.

O programa de cirurgia robótica do Real Hospital Português, já equipado com o DaVinci XI, o mais moderno robô em funcionamento na América Latina, acaba de receber o primeiro robô ortopédico do Nordeste. O ROSA® Knee System (Robotic Orthopedic Surgical Assistant), desenvolvido pela Zimmer Biomet, auxilia equipes médicas na realização de cirurgias de substituição total do joelho por próteses ortopédicas.

Com tecnologia e uso recentemente aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o ROSA® Knee é composto por uma plataforma robótica, com ferramentas de planejamento pré-operatório 3D e dados intraoperatórios em tempo real sobre tecidos moles e anatomia óssea, projetada para facilitar a precisão do corte ósseo e a análise de amplitude de movimento.

A solução foi desenvolvida para auxiliar os cirurgiões a otimizarem a precisão e a eficiência do planejamento e execução de uma cirurgia de substituição total do joelho. Estudos recentes nos Estados Unidos mostram que um em cada quatro pacientes não está completamente satisfeito com seu novo joelho.

O sistema robótico fornece uma análise contínua de dados para auxiliar na tomada de decisões complexas e permite que os cirurgiões usem a tecnologia de computador e software para posicionar instrumentos cirúrgicos, permitindo grande precisão durante os procedimentos. Com o braço robótico, a margem de erro cai para quase zero. Isso significa maior durabilidade do implante e melhor funcionalidade, trazendo mais qualidade de vida, alívio das dores e mobilidade aos pacientes.