Instituto de Ensino e Pesquisa

Residência Unidisciplinar


 

A Residência em Física Médica, iniciada em 2018, é um programa recente e moderno de pós-graduação Lato Sensu, fruto de uma parceria entre o Real Hospital Português (RHP), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Departamento de Energia Nuclear (DEN – UFPE) e o Governo de Pernambuco (financiador do programa).

O objetivo é capacitar físicos para atuar na área de física da radioterapia, proporcionando uma formação técnica e teórica, mas também com aspectos humanos e multidisciplinares.

O físico médico em radioterapia atua no departamento de radioterapia, principalmente através do controle de qualidade dos equipamentos, processos e métodos, através da realização do planejamento dos tratamentos radioterápicos de cada paciente (que envolve desde técnicas tradicionais até as mais avançadas tecnologias disponíveis), discussão de protocolos, dosimetria, braquiterapia e proteção radiológica. 

O programa busca desenvolver um perfil profissional com senso crítico e reflexivo no que diz respeito a avaliação e implementação de novas tecnologias, sempre com base em evidências científicas e protocolos nacionais e internacionais, direcionados por uma cultura de segurança, para que as ações sejam realizadas com ética e responsabilidade.

 

Público-alvo:  Físicos

Pré-requisito(s):  Graduação (Bacharelado ou Licenciatura)

Carga horária total:  5760 horas

Período previsto de realização:  2 anos

Coordenação: Msc. Karen Pieri (física médica, RHP) e Dra Helen Jamil Khoury (docente do DEN, UFPE)

Vagas:01 vaga / ano

A seleção para a residência é um concurso público e segue o edital e o calendário da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Você pode acompanhar pelo site UPENET http://www.upenet.com.br/novos_conc.html e, geralmente, é liberado no final de outubro ou no início de novembro.

-------------------------

Contatos IEP
institutoensinopesquisa@ieprhp.org.br
3416.7829