Radioterapia

A radioterapia é um tratamento que utiliza radiação ionizante com acelerador linear e braquiterapia (colocação de fontes radioativas próximas à área de tratamento) para o combate tanto de doencas benignas como malignas (câncer).
 
O objetivo é irradiar o tecido doente, poupando ao máximo possível os tecidos normais. Esse tipo de tratamento é indicado para curar ou aliviar os sintomas, sempre objetivando a melhora na qualidade de vida dos pacientes. Pode ser feito isoladamente ou combinado à cirurgia e/ou quimioterapia, conforme a característica da doença.
 
O tratamento é planejado de forma personalizada para cada paciente (tempo de máquina, número de sessões, intervalo entre sessões, acessórios utilizados), segundo o protocolo indicado. A técnica da radioterapia será escolhida conforme o tipo de lesão e doença, porém o princípio é o mesmo, tratar a área alvo.

Nosso serviço está capacitado para a realização das mais modernas técnicas disponíveis em radioterapia no mercado.
O serviço de Radioterapia do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco é um centro de referência na Região Nordeste, sendo conhecido por implementar alta tecnologia nos seus departamentos e inovar os tratamentos oferecidos.
 
Como reflexo, nosso serviço dispõe dos mais modernos equipamentos e técnicas disponíveis no mercado. Possui quatro aceleradores lineares, uma braquiterapia de alta taxa, um tomógrafo dedicado e, tendo também um forte relacionamento com o setor de imagem do hospital, disponibilizando exames de Ressonância Magnética (1.5T e 3T) e PET CT (entre outros) em casos que estes exames possam contribuir no tratamento radioterápico.
 
O acelerador TrueBeam foi configurado para radiocirgurgia, com lâminas de 25mm de espessura que por serem menores conferem melhor conformação às lesões, além de possuir mesa robótica, que é um diferencial na obtenção de melhor reprodutibilidade.
 
O sistema de gerenciamento é o ARIA, o qual integra o sistema de planejamento com os aceleradores TrueBeam, Artiste e Oncor, além de coordenar toda a agenda do departamento. Também existe grande incentivo em termos de estudos, seminários, aulas, discussões de casos, congressos, e tudo o que possa aprimorar o conhecimento da equipe.
 
Técnicas Realizadas:
  • Planejamentos em duas Dimensões 2D (apenas com uso de radiografias);
  • Planejamentos em três Dimensões 3D (utilizando imagens tomográficas);
  • Planejamento com intensidade modulada IMRT (IntensityModulatedRadiatonTherapy);
  • Planejamento com intensidade modulada em arcoVMAT (VolumetricModulatedArcTherapy);
  • Tratamento de corpo inteiro TBI (Total BodyIrradiation);
  • Radiocirurgia Craniana SRS (StereotaticRadiosurgery);
  • Radiocirurgiaextra cranial SBRT (Stereotaticbodyradiationtherapy);
  • IGRT (Radioterapia Guiada por Imagem), utilizando opções como o cone beam KV, cone beam MV, CT onrail, fusão de imagens 2D (KV-KV), entre outros;
  • Tomografia 4D, no qual o ciclo respiratório do paciente é adquirido para gating;
  • Braquiterapia de Alta Taxa de Dose.

EQUIPAMENTOS

TrueBeam STX
Beam Matching HDMLC, 6X, 10X, 15X, 6FFF e 10FFF
Mesa Robótica , OBI Eclipse 15.6 e Aria 15.6, Rapidplan e MCO (com GPU)
OSMS
HyperArc
Velocity
Truebeam (Varian) MLC HD
Fótons:6, 10 e 15MV e duas energias Flattening Filter Free 6 e 10FFF
Elétrons: 6, 9, 12, 15 e 18MeV
ONCOR (Siemens) MLC160
Fótons:6MV
Elétrons: 6, 8, 10, 12, 15 e 18MeV
BRAQUITERAPIA - GAMMA MED PLUS (VARIAN)
Braquiterapia de alta taxa (HDR) Irídio-192
Raio-X de teto da Shimadzu
CT SOMATON DEFINITION - SIEMENS
Tomógrafo dedicado para a radioterapia. Capaz de realizar tomografias 4D para gating respiratório para técnica de SBRT.
Anterior
Próximo