Início » Real Academia » Programa de Residência » Residência Unidisciplinar
A Residência em Física Médica, foi aprovada em 2018 e iniciada em 2019. É um programa recente e moderno de pós-graduação Lato Sensu, fruto de uma parceria entre o Real Hospital Português (RHP), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Departamento de Energia Nuclear (DEN – UFPE) e o Governo de Pernambuco (financiador do programa).
O objetivo é capacitar físicos para atuar na área de física da radioterapia, proporcionando uma formação técnica e teórica, mas também com aspectos humanos e multidisciplinares.
O físico médico em radioterapia atua no departamento de radioterapia, principalmente através do controle de qualidade dos equipamentos, processos e métodos, através da realização do planejamento dos tratamentos radioterápicos de cada paciente (que envolve desde técnicas tradicionais até as mais avançadas tecnologias disponíveis), discussão de protocolos, dosimetria, braquiterapia e proteção radiológica.
O programa busca desenvolver um perfil profissional com senso crítico e reflexivo no que diz respeito a avaliação e implementação de novas tecnologias, sempre com base em evidências científicas e protocolos nacionais e internacionais, direcionados por uma cultura de segurança, para que as ações sejam realizadas com ética e responsabilidade.
A seleção para a residência é um concurso público e segue o edital e o calendário da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Você pode acompanhar pelo site UPENET http://www.upenet.com.br/novos_conc.html e, geralmente, é liberado no final de outubro ou no início de novembro.
Vagas: 01 vaga / ano
Público-alvo: Físicos
Pré-requisito(s): Graduação (Bacharelado ou Licenciatura)
Carga horária total: 5760 horas
Período previsto de realização: 2 anos
Coordenação Real Hospital Português
Física Karen Pieri
http://lattes.cnpq.br/3785232989767024
Coordenação UFPE
Física Helen Jamil Khoury
http://lattes.cnpq.br/8321004413233815